Blog
Mônaco

Blog

SUA CARGA NÃO PODE FICAR PARADA: COMO MANTER A FROTA SEMPRE DISPONÍVEL

31.08.2021
SUA CARGA NÃO PODE FICAR PARADA: COMO MANTER A FROTA SEMPRE DISPONÍVEL
A disponibilidade da frota é essencial para garantir a viabilidade das atividades logísticas das empresas. Uma boa gestão começa pela regularização do veículo para que ele possa efetivar as entregas alinhadas com as necessidades dos clientes. O contrário, ou seja, a indisponibilidade da frota e a má gestão causam sérios impactos sobre os resultados e a produtividade de um negócio.
 
Neste artigo, vamos explicar em detalhes como a gestão da documentação dos veículos é fundamental para viabilizar a operação da frota. Confira!
 
O que é disponibilidade de frota e por que é importante?
 
Disponibilidade de frota significa contar com a quantidade de veículos necessários aptos a operar as demandas logísticas da empresa. A disponibilidade da frota está diretamente ligada à produtividade e rentabilidade da operação.
 
Estar com os veículos sempre prontos para sair do pátio constitui um diferencial competitivo para as empresas de transportes, independente de seu porte, além de promover melhoria na segurança e na redução de custos.
 
Para isso, é necessário que a gestão da frota seja feita considerando inúmeros fatores, caso um bom gerenciamento da frota não seja realizado surgem desperdícios financeiros, subutilização e ociosidade.
 
Motivos que podem bloquear a operação de um veículo
 
Como comentamos anteriormente, inúmeros fatores devem ser observados para que a frota siga sempre disponível. Neste artigo vamos falar especificamente da documentação e dos principais fatores que impedem um veículo de rodar.


 
Veículo com bloqueios diversos
 
Quando o seu veículo está com “bloqueio diversos” refere-se a alguma restrição administrativa. Essa restrição pode ser ocasionada por várias situações e um despachante especializado, como a Mônaco, pode descobrir o motivo com precisão para providenciar a regularização do veículo.
 
Dentre os principais motivos de bloqueios estão: o bloqueio judicial, o bloqueio administrativo e o bloqueio policial.
 
Bloqueio judicial
 
Esse tipo de bloqueio ocorre por meio de uma ordem judicial e as situações mais comum para ele acontecer são:
 
  • Quando a empresa abre falência e não possui meios para pagar os funcionários, o valor do veículo é utilizado para realizar o pagamento;
  • Em casos de acidente de trânsito;
  • Quando o proprietário do automóvel possui dívidas e não tem dinheiro para quitá-las;
  • No caso de acordo em consequência de divórcio.
 
Bloqueio administrativo
 
Todas as restrições colocadas no veículo por meio de uma decisão do Detran são um bloqueio administrativo.
 
Existem muitos tipos de bloqueios caracterizados como administrativos e cada órgão estadual estabelece as suas regras para determinar esses bloqueios.
 
O bloqueio administrativo mais comum é o bloqueio por falta de transferência do veículo.
 
No caso das empresas, deixar de transferir um veículo pode ser tornar algo grave a ser gerenciado. Uma correta desmobilização pode resolver esse problema e nós falamos um pouco mais sobre este assunto no artigo A IMPORTÂNCIA DA DESMOBILIZAÇÃO DE FROTAS PARA A SUA EMPRESA. (Clique no título do artigo para conferi-lo).
 
Bloqueio policial
 
Acontece quando o veículo é roubado ou furtado. Se isso acontecer, é necessário fazer um boletim de ocorrência solicitando o bloqueio do veículo.
 
Como resolver essas pendências que causam bloqueios e impedem a operação da frota?
 
O primeiro passo é entender o real motivo do bloqueio, para isso a Mônaco por ser despachante documentalista há mais de 20 anos, tem acessos especiais nos órgãos de trânsito e expertise para identificar porque o veículo está parado.
 
O segundo passo é regularizar o veículo para garantir que ele possa voltar a rodar sem impeditivos.
 
O terceiro e principal passo é manter a frota sempre regular através de processos que monitoram os veículos para identificar possíveis irregularidades antes que elas afetem a operação da empresa. Para isso a Mônaco desenvolveu uma tecnologia exclusiva de consultas automatizadas e recorrentes que acompanham regularmente os veículos e rastreiam débitos e restrições que poderão impactar na disponibilidade da frota. E mais do que monitorar, a Mônaco aponta as ações de correção para regularizar a frota.
 
Assim como na maior parte dos processos que envolvem veículos, cada estado possui seu próprio procedimento. É importante se cercar de um prestador de serviços documentais como a Mônaco, que atende com abrangência nacional e que conheça detalhadamente como cada estado funciona. Certamente esse conhecimento vai economizar muito tempo e dinheiro!
 
Para ajudar a sua empresa, disponibilizamos um serviço demonstrativo gratuito para consulta de débitos e restrições, ou seja, cadastre-se e receba um levantamento da situação da sua frota agora mesmo.