Blog
Mônaco

Blog

A IMPORTÂNCIA DA DESMOBILIZAÇÃO DE FROTAS PARA A SUA EMPRESA

23.03.2023
A IMPORTÂNCIA DA DESMOBILIZAÇÃO DE FROTAS PARA A SUA EMPRESA
O processo de administrar os veículos de uma empresa de forma competente e atenta a todos os detalhes é preocupação integral do gestor de frota. Nesse cenário, saber o momento certo de renovar a frota é uma das etapas mais importantes e complexas do processo, precisando de uma análise detalhada da situação dos veículos e de contatos em nível nacional para realizar a famosa desmobilização.


Mas o que é a desmobilização?

Todo gestor de frotas sabe explicá-la de trás para frente, comentando suas dificuldades e riscos envolvidos. Mas será que todos os riscos estão sendo levados em conta? Como resolver o problema de distribuição e análise de cada um desses veículos de forma eficiente e evitando custos imprevistos e desnecessários? A resposta é uma só: encontrando o parceiro ideal para realizar a desmobilização, com expertise para acompanhar e auxiliar em cada etapa do processo.


A seguir, listamos quatro razões para contratar uma empresa especializada em gestão de documentação de frota para que a desmobilização nunca mais seja um problema para a sua empresa. Confira:

1. Análise completa
Antes de realizar a desmobilização, é essencial fazer um diagnóstico completo da situação da sua frota. Assim, é possível verificar os veículos que precisam ser desmobilizados e se possuem alguma pendência. Esse processo evita custos posteriores, gerados devido ao desconhecimento de algum desajuste na frota. Além disso, o gestor tem em mãos toda a informação necessária sobre os veículos da empresa, podendo realizar o planejamento e a gestão da frota de maneira segura.

2. Seleção dos veículos
O gestor perceberá que nem toda a frota terá o mesmo destino, no decorrer da desmobilização. A partir disso, é necessário decidir que veículos podem ser vendidos de forma particular e quais devem ser repassados para concessionárias ou levados a leilão. Além disso, é possível identificar o que pode ser reaproveitado em outros setores da empresa (gerando economia) e também os que devem ser descartados, devido a impossibilidade de venda por fatores diversos. Com um parceiro especialista nesse processo, você pode ter confiança de que todas as transferências para os compradores dos veículos serão realizadas de forma correta e eficiente, sem se preocupar com futuros problemas envolvendo a frota desmobilizada.

3. Abrangência nacional
Quando muitos veículos são desmobilizados, é natural que esse processo ocorra em diferentes municípios do Brasil. Por isso, ter um parceiro com abrangência nacional facilita muito a vida do gestor, uma vez que não é necessário entrar em contato e acompanhar o processo de desmobilização de forma individual, e sim centralizada. Essa centralização é uma das maiores vantagens em se contratar uma empresa expert em desmobilização de veículos, pois a entrega vai da execução do processo à conciliação financeira, passando pela subcontratação de despachante em todos os municípios do Brasil e por um follow semanal de todas as etapas do processo, dando ao gestor a tranquilidade de que a desmobilização está sendo realizada de forma transparente e profissional.

4. Economia e tranquilidade
Além da certeza de que todos os processos de desmobilização da sua frota serão feitos de forma responsável, uma gestão eficiente pode impedir gastos muitas vezes inimagináveis. Imagine que você, gestor, possui um montante de 600 veículos para desmobilizar. Como ter certeza de que nenhum deles está com débitos e gerando acúmulos, impedindo sua empresa de participar de um leilão ou de um edital devido à pendência, e até mesmo correndo o risco de ver sua marca listada no CADIN? A resposta é confiança! Com um parceiro sério e com expertise no negócio, você pode evitar todos esses problemas e ainda ter a informação dos processos em tempo real. Percebe a diferença?

 
Pensando em todos esses processos e na importância da informação no momento da desmobilização, a Mônaco auxilia em mais essa etapa da sua gestão, cuidando de toda a burocracia e documentação para você focar no que realmente interessa. Acesse nossas redes ou contate nossa equipe e entenda um pouco mais sobre o nosso propósito e sobre como podemos ajudar no ciclo completo da gestão documental da sua frota.