Blog
Mônaco

Blog

CIN: A Nova Identidade Nacional Substitui a CNH?

08.02.2024
CIN: A Nova Identidade Nacional Substitui a CNH?
A partir de 11 de janeiro deste ano, os estados deverão adotar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), utilizando o CPF como número de registro geral do novo modelo.
 
Os objetivos da nova Carteira de Identidade, são:
  • Melhorar os cadastros administrativos do governo;
  • Reduzir o número de fraudes;
  • E aumentar a segurança nos processos de identificação dos cidadãos brasileiros.
 
Além disso, o novo RG, como também é chamado, pode incluir dados do SUS, Bolsa Família, INSS, NIS e até da CNH. Essa inclusão gerou a seguinte dúvida:

 

O Condutor pode dirigir um veículo portando apenas o novo RG?

 

 

 

 O Condutor pode dirigir um veículo portando apenas o novo RG?

 

De acordo com o SENATRAN, a nova carteira de identidade não substitui a CNH . Pois a Carteira de Habilitação ainda possui informações importantes sobre o condutor, como a categoria em que está habilitado, o prazo de validade, os exames realizados, entre outros. O Senado também informou que a porta da CNH só poderá ser dispensada quando for possível a consulta da habilitação por sistema informatizado.
 
Mas quais são as vantagens de aderir à nova versão da Carteira de Identidade?
 
Apesar de não substituir a CNH, a CIN oferece diversas vantagens e benefícios aos cidadãos brasileiros, como:

Unificação dos dados: Anteriormente, cada estado adotava um sistema de numeração distinto, resultando na possibilidade de uma única pessoa possuir até 27 RGs (Registros Gerais) diferentes. Agora, a nova identidade passa a ter um padrão nacional que unifica os números de registro e as principais informações pessoais.
Formato físico e digital: O CIN está disponível tanto no formato físico quanto no digital. Isso significa que os cidadãos podem optar por ter uma nova identidade em seu formato tradicional ou no aplicativo gov.br. O formato digital da CIN permite uma fácil consulta e verificação dos dados por órgãos públicos e privados.
QR Code e Segurança: A CIN possui um QR Code que permite verificar suas ocorrências e se o documento foi roubado ou extraviado.
Aceitação internacional: A Carteira Nacional de Identidade está em conformidade com as regras internacionais e possui o mesmo código utilizado nos passaportes. Por isso, pode ser aceito nos países do Mercosul.
Fique atento às mudanças.
Embora a CIN não substitua a Carteira Nacional de Habilitação, ela oferece vantagens e benefícios, como o padrão nacional, o formato físico e digital, o QR Code e as facilidades internacionais.
 
Mas lembre-se, a CNH ainda é obrigatória para dirigir , portanto, é importante ter em posse junto dos demais documentos adequados para dirigir um veículo.
 
A carteira de identidade antiga é válida até fevereiro de 2032, mas a nova versão já pode ser solicitada nos órgãos de identificação de cada estado.
 
Para mais informações sobre a nova Carteira Nacional de Identidade, acesse a página www.gov.br/governodigital e acompanhe todas as novidades.
 
Obs: até a data de publicação deste artigo, os estados do Amapá, Bahia e Roraima informaram que o processo de implantação do novo sistema não está finalizado e passa por lentidão.