Blog
Mônaco

Blog

SAIBA PORQUE A PROFISSÃO DE DESPACHANTE DOCUMENTALISTA ESTÁ MAIS FORTE E MAIS NECESSÁRIA

04.01.2022
SAIBA PORQUE A PROFISSÃO DE DESPACHANTE DOCUMENTALISTA ESTÁ MAIS FORTE E MAIS NECESSÁRIA
O ano começa com boas notícias para os profissionais que atuam como Despachantes Documentalistas e para todos os clientes que precisam tanto desta categoria. No último dia 29 (quarta-feira), foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.282/21, que regulamenta o exercício da profissão de despachante documentalista.
 
Anteriormente à publicação desta regulamentação, alguns estados possuíam uma normativa para aplicação das diretrizes que condicionavam este profissional. Contudo, não cabe a lei estadual versar critérios e condições para exercício de profissões, sob pena de violação do art. 22, XVI, da Constituição Federal, pois compete à União legislar acerca de condições para o  exercício de profissões
 
A lei especifica que o profissional despachante documentalista é aquele que possui registro no conselho profissional da categoria, sendo habilitado para representar terceiros junto a órgãos públicos, seja como pessoa física ou mediante constituição de pessoa jurídica. Cabe a ele acompanhar a tramitação de processos e procedimentos, cumprir diligências, anexar documentos, prestar esclarecimentos, solicitar informações e relatórios, bem como executar todos os atos pertinentes e necessários à mediação ou à representação.
 
Os requisitos estabelecidos para atuação deste profissional, são:

  • ter idade igual ou superior a 18 anos ou ser emancipado;
  • ser graduado em nível tecnológico como despachante documentalista em curso reconhecido na forma da lei; e
  • estar inscrito no respectivo conselho regional dos despachantes documentalistas.

Aqui na Mônaco, somos em vários despachantes devidamente credenciados capazes de atender a qualquer tipo de processo documental de veículos em todo o Brasil. Serviços como emplacamentos, transferências, emissão de documentos, regularização de veículos entre outros são a especialidade da nossa equipe que é reconhecida pelo cumprimento de prazos e pela transparência do processo por meio do acompanhamento do processo em tempo real.

Então, se você quer ter a certeza de um serviço realizado, garantindo a disponibilidade do veículo regularizado com uma equipe que tem mais de 24 anos de expertise no que faz, a Mônaco é o lugar certo.