Blog
Mônaco

Blog

A importância de falar com o condutor para promover um trânsito mais seguro

22.09.2021
A importância de falar com o condutor para promover um trânsito mais seguro
A importância de falar com o condutor para promover um trânsito mais seguro
Por Siliane Ferigo - Head de Marketing


Estamos em meio a Semana Nacional do Trânsito, que tem um objetivo contínuo à proposta do Maio Amarelo: promover mais segurança no trânsito através da educação e da conscientização.
 
A Mônaco tem mais de 23 anos atuando na área do trânsito e durante esse tempo já vimos histórias bonitas onde prevaleceu a responsabilidade e a gentileza. Mas infelizmente, também conhecemos muitas histórias tristes, onde vidas foram perdidas.

"Por acreditar que o trânsito é feito de pessoas e que as pessoas podem fazer um trânsito melhor, nos tornamos uma empresa Laço Amarelo."

Com esta certificação veio a missão de dar continuidade à pauta de segurança no trânsito e estimular a conscientização junto às pessoas e empresas durante todos os meses do ano.

Durante o mês de Maio, promovemos, junto com alguns dos nossos clientes, 14 workshops sobre as alterações do Código de Trânsito Brasileiro. Foram mais de 1700 participantes que ficaram informados sobre as principais alterações nas leis de trânsito.


 

Nestes encontros, todos online, falamos sobre as mudanças no CTB, esclarecemos dúvidas dos condutores e também dos gestores de frotas. Foram encontros muito produtivos que engajaram as equipes e promoveram discussões que se mostravam dúvidas de mais de uma pessoa.
 
Além de percebermos que as dúvidas e dificuldades dos gestores e dos condutores de uma empresa eram muito similares as de outras empresas, também vimos o quanto momentos de interação com a equipe que está de fato no trânsito, são fundamentais para alinhar a comunicação e dar a todos a oportunidade de receber informações de forma simples, rápida e efetiva.
 
Partimos da premissa de que manter a sua equipe informada é o primeiro passo para que ela possa praticar um trânsito mais seguro. E também entendemos que este é um dos papéis que o Gestor da Frota assume: manter a equipe informada e engajada para fomentar um trânsito mais seguro.
 


2 bons motivos para promover workshops com a equipe de condutores da frota

 

1. Aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores

Motivação é algo intrínseco ao ser humano, mas seus colaboradores precisam ser influenciados positivamente para que ela possa se manifestar no ambiente de trabalho. Encontros como os Workshops promovidos pela Mônaco reforçam a preocupação que a empresa tem com a segurança da sua equipe, cria engajamento e ainda favorece a interação entre colegas que compartilham das mesmas dúvidas.
 

2. Proporciona o desenvolvimento dos profissionais

Workshops são uma excelente oportunidade para oferecer aos seus colaboradores um treinamento de uma forma mais descontraída dinâmica e interativa.
 

Como se comunicar com eficiência com o condutor

A comunicação com o condutor pode (e deve) ser feita de diversas formas: através de workshops, pelos canais oficias da empresa, pelo WhatsApp, etc. Enfim, não importa a forma como falamos com o condutor e sim a frequência e a qualidade das informações que são passadas. Quanto mais a equipe da gestão de frotas interage com os condutores, mais fortalece o vínculo da gestão de frotas com a segurança da equipe e mais informação é disseminada para todos.
 
É importante manter sempre uma postura motivadora através de uma comunicação leve, com apelo visual e que atinja todos os condutores de forma simples, que eles compreendam a mensagem que está sendo passada.
 
Sempre tivemos muitos bons resultados com a nossa comunicação, inclusive através de projetos junto a clientes, e resolvemos compartilhar de alguns materiais para envio pelo Whatsapp com todos nesta Semana Nacional do Trânsito. Basta clicar aqui para baixar um pack de artes prontas para se comunicar com o condutor.
 
Além desse pacote de materiais prontos para comunicação, também criamos um e-Book repleto de conteúdo com 7 ações que você pode promover para que os condutores da sua frota façam um trânsito melhor e mais seguro. Não deixe de ver este material, ele realmente pode ajudar você no dia-a-dia! Clique aqui para baixar.
 


Nessa jornada incansável de buscar meios de conscientizar, educar e fazer com que cada pessoa da equipe volte para sua casa em segurança, entendemos as dificuldades do Gestor de Frotas como desafios que podem contar com a nossa equipe e com a nossa expertise para tornar mais fácil e eficiente atingir os objetivos da frota.

 
Ah! Antes de ir embora, conheça o case da Cargill Agrícola, empresa com mais de 1000 veículos que, em conjunto com a Mônaco, promoveu ações vinculadas à gestão de infrações gerando um indicador de eficiência de 95% das infrações reembolsadas e mais controle e segurança na frota. Clique aqui para ver.