Blog
Mônaco

Blog

Álcool gel no carro: não é capaz de causar incêndio se exposto ao sol

25.05.2020
Álcool gel no carro: não é capaz de causar incêndio se exposto ao sol

O boato que circula na internet de que um carro pegou fogo a partir do aquecimento de uma

embalagem de álcool gel exposta ao sol é FAKE!

 

Uma publicação que circula nas redes sociais está causando preocupações entre os motoristas.
Ela alerta os motoristas para os riscos de incêndio que uma embalagem de álcool gel exposta ao sol pode causar dentro dos veículos.
 
Entretanto, de acordo com especialistas, é muito, mas muito provável mesmo, que não passe de mais uma fake news.
 
Apesar do álcool gel ser inflamável, o produto deve ser exposto a uma temperatura de mais de 300°C para que haja a autocombustão, o que é impossível acontecer dentro de um carro, mesmo sob o sol. Sendo assim, o álcool gel pode ser um agente combustível apenas se houver alguma fonte externa, como uma chama ou faísca proveniente de algum curto-circuito.
 
Apesar disso, recomenda-se que as embalagens sejam armazenadas dentro do porta-luvas, sempre se certificando de que o frasco está fechado. Há que prefira usar o álcool líquido, que deve receber atenção redobrada nesses casos, pois é mais perigoso por ser mais volátil, diferentemente do gel, que não volatiza com facilidade.
 
Portanto, o relato é considerado falso. Deixar um frasco de álcool em gel dentro do carro, mesmo sob o sol, não é tão perigoso assim.
 
E aqui vale lembrar: Nesse período de pandemia, o uso do álcool gel é indispensável para o combate ao novo Coronavírus, por isso, seu uso deve ser feito constantemente, com cuidados diários e básicos.

Se você é gestor de frotas, compartilhe essa informação com a sua equipe. 

Aproveite e baixe nosso e-Book onde contamos como geramos um saving milionário para uma gigante do segmento de energia e telecomunicações, através de processos eficientes de gestão de frotas.