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Como gerenciamos a nossa equipe home office

17.03.2020
Como gerenciamos a nossa equipe home office

A população mundial está totalmente mobilizada contra uma pandemia que está assolando o mundo. Neste momento, como empresas têm um papel determinante para minimizar os impactos do Coronavírus. Aqui no Mônaco , entendemos que as ações não são apenas aquelas medidas preventivas em suas ações, mas são agentes de sensibilização e educação, informações e incentivos para seus colaboradores e praticantes de todos os métodos de controle de vírus, além de praticar ou tratar mutuamente não apenas entre uma equipe, mas também estendido a seus familiares. E este movimento vem da nossa diretora, Sandra Michelin , que está empenhada em garantir que o vírus não chegue nem perto da equipe.

Estamos comprometidos com o bem-estar da nossa equipe e, por isso, parte dela está em regime de trabalho remoto. Mas, conversando com alguns clientes, percebemos que muitas empresas ainda não exercitam o escritório em casa, e entre as quais são justificativas para não praticar o trabalho remoto, é o fato de que uma empresa não sente preparada para gerenciar como pessoas à distância, mas isso requer método e disciplina.

Infelizmente estamos passando por um momento que está obrigando algumas configurações se adaptar ao trabalho remoto. E como aqui no Mônaco ele é uma realidade há tempos, quero compartilhar com você algumas dicas sobre como gerenciar melhor nossa equipe remota:

  • Combine metas de curto prazo: relacione todas as demandas da semana e reduza essas atividades em entregas curtas (de 2 ou 3 dias). É importante que as metas sejam mensuráveis ??e caibam dentro do tempo de trabalho do colaborador.
  • Agende-se para fazer o acompanhamento: nenhum momento em que estiver organizando atividades, já deixe agendadas como reuniões de acompanhamento e garanta que sejam curtas (no máximo 10 minutos). A equipe precisa contribuir sendo muito objetiva neste encontro.
  • Combine uma forma de acompanhamento: Além das reuniões rápidas, você também pode definir ferramentas para ajudar a apoiar o trabalho à distância. Se você ainda não está adaptado ao home office e precisa agilizar este processo nas funções de cenário que está passando, use uma boa e antiga planilha do Excel, mas não deixe de acompanhar formalmente as configurações de demanda e nem as executadas.
  • Determine como as seguintes opções: com pessoas distantes de outras pessoas, a comunicação pode perder um pouco mais, então, para ajudar ou colaborar a tomar decisões com mais facilidade, é importante que a equipe vá para casa trabalhar com as demandas priorizadas.
  • Envolva uma equipe que está fora da empresa: quando uma situação precisa de decisões imediatas, é normal chamar como pessoas que estão na empresa, tomar decisões e seguir com o plano, esquecendo-se de se comunicar com o pessoal remoto. Além de ruídos na comunicação, ainda perdemos como opiniões valiosas da equipe que não estava presente. Então, não esqueça de envolver os membros da equipe remota.
  • Acordos éticos: Se você está se sentindo inseguro ao permitir o trabalho remoto, porque não tem certeza de que com o seu colaborador vai administrar seu próprio tempo, sente e conversa com ele para definir algumas regras como: estar online (na rede ou sistemas da empresa) nos horários acordados e cumprir uma agenda de compromissos corretamente. Explique que é um novo formato de trabalho para uma empresa e adquira dicas de como ele deve agir para que o trabalho seja ainda mais eficiente.


Eu não sou um especialista em métodos, mas sei que empiricamente usa premissas desse método e, certamente, devem existir melhores maneiras de praticar, mas como aqui no Mônaco buscamos pelo "simples que dá certo", nossa forma de gerenciar nossa equipe tem bons resultados.

Espero que essas dicas tenham contribuído! E se você quiser conversar para aprofundar o assunto, me chamem !

* Texto escrito por Siliane Ferigo , Coordenadora de Marketing e Vendas na Mônaco, e publicada no LinkedIn.